18 de setembro de 2013

Raio X Da Obra - Dr. Che - Personagens Que Marcaram Época




Um jovem estudante de medicina, de 23 anos, interessado em reintegrar-se junto aos menos favorecidos moradores de Lima - Peru -, encontrava-se três semanas no leprosário de San Pedro, às margens do Rio Amazonas, onde as severas monjas-enfermeiras lhe apresentaram ás regras de asseio no contato com os doentes. Esse jovem, Ernesto (Che), acompanhado por seu amigo Alberto Granado (Bioquímico) ignoraram a rotina, entendendo que Médicos, enfermeiros e o resto da administração, viviam de um lado do Amazonas, e os pacientes, do outro.
- El río aleja a los enfermos de los sanos!
Os dois voluntários dispensaram as luvas para cumprimentar cada paciente, num piscar de olhos acrescentaram braços para construções de cabanas, organizaram partidas de futebol, e dividiram alimentos no intervalo entre cada abraço: Sonhos realizados.
Em seguida planejaram uma viagem de encontro ao mundo. Alberto arrumou uma moto, norton 500, fabricada em 1939, a Mambembe, carinhosamente chamada de "La Poderosa 2", homenagem a sua velha bicicleta de infância "La Poderosa 1". Primeiro destino: Miramar, balneário Argentino, não distante de Buenos Aires, onde a noiva de Che estava passando férias. Era a primeira etapa da viagem, destino final; Peninsula de Guajira, na Venezuela, quase 10 mil quilômetros adiante. Che levava na bagagem não só o kit habitual para subsistência, mas um filhote de cachorro, apelidado de "come back" (vamos voltar), expressando seu desejo. Ernesto e Alberto pretendiam se aventurar sobre duas rodas por toda a América Latina: Argentina, Chile, Peru, Colômbia, e por fim, Venezuela, passando por lugares fenomenais como os Sete Lagos, o deserto de Atacama, o lago Titicaca, as Cidades de Cuzco, Machu Pichu, Lima e Amazônia. O lema era: "pouca bagagem, pernas fortes e estômago de faquir".
Em Abril de 1952 eles mergulharam no vale sagrado dos Incas e, depois Cuzco - "Coração da América", segundo Pablo Neruda e, em seguida Machu Pichu; uma Cidade descoberta pelo explorador Hiram Bigham em 1911 e construída, no século xv, ao longo de um precipício de 400 metros, que mistura o espírito Incaico com a cultura colonial, uma brava cidadela em defesa das raízes do continente, diferente de Buenos Aires e Lima, curvadas ao modelo de crescimento Europeu ou norte-Americano.
Em 24 de Maio de 1952, os dois aventureiros embarcaram em Pucalpa, com destino ao leprosário de San Pablo, na selva Peruana. De San Pablo, numa balsa apelidada "Mambo Tango" em direção a cidade de Letícia. Pra finalizar a viagem a Bogotá, se empregaram como diretores técnicos do Sporting Letícia, um pequeno time de futebol local, que chegou a final do regional, transformando-os em heróis do Villarejo, levantando grana, pagaram para voar no hidro-militar até a Capital Colombiana, cruzaram a fronteira até a Venezuela a pé, atravessaram os Andes Venezuelanos num velho ônibus, e, ao chegar a Carácas despediram-se: Alberto empregou-se no centro local de pesquisas sobre lepra e Ernesto tomou um avião até Miami e, em seguida, Buenos Aires, onde só chegou em agosto de 1952.
Foram se reencontrar em Cuba, em 24 de Julho de 1960. Alberto chegou a Havana com sua família e decidiu abandonar seu trabalho numa faculdade na Venezuela para ficar de vez no País em revolução, ocupando uma posição no ministério da Saúde.
Alberto, em Cuba, dispensou qualquer arma. Suas investidas nas mudanças do mundo consistiam em discussões teóricas. Segundo Jhon Lee Anderson, numa passagem do livro Che Guevara, uma biografia:"Se olha-se pela luneta de um fuzil para um soldado, Alberto veria um homem com mulher e filhos - enquanto Che, puxava o gatilho porque, ao matá-lo, estava ajudando a diminuir a repressão."
Alberto tinha o poder de criticar Ernesto em sua frente sem que nada acontecesse. Ele constantemente apontava excesso de rigidez em sua personalidade ao desprezar os covardes, mentirosos e puxa sacos. 
Em outubro de 1961, Alberto se engajou em instalar uma escola de pesquisas Biomédicas na universidade da cidade de Santiago, e deixou Havana, com sua mulher e filhos. Um ano depois, junto de Che, recrutou soldados para participar de uma guerrilha. Eles se viram pela última vez num jantar com suas esposas. A essa altura, Che já havia pedido a Fidel Castro a demissão do cargo no ministério da indústria para seguir como revolucionário em outros lugares. Era Dezembro de 1964, e navegar era preciso...

(Contém passagens do livro: Personagens que marcaram época: Che Guevara, por Marleine Cohen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário